Dicas para planejar uma reforma
- Priscila Giaretton
- 8 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Pensando em reformar e não faz ideia por onde começar?Aqui você encontrará dicas de como fazer sua reforma sem "dores de cabeça"
1. Planejar a reforma e os gastos: Com um bom projeto sua obra e seus gastos serão bem planejados, evitando custos extras ou descontentamento com o resultado da obra, um profissional pode lhe ajudar e muito desde o dimensionamento de material a ser comprado até com modelagens 3D de como ficará a obra quando pronta. O desenvolvimento de um cronograma também ajudará muito para que a obra não se estenda além do necessário. A ajuda profissional não deve ser tomada como um gasto porque irá gerar economia a todo o processo.
2. Depois do planejamento as etapas de execução iniciarão, elas consistem em demolição, alterações elétricas e hidrossanitárias, projeto de iluminação, gesso, retirada e assentamento do piso, instalação de luminárias, masseamento e fundo para pintura, marcenaria (móveis), acabamentos finas, pintura e retoques, instalação de adesivos e papeis de parede. No caso de obras externas deve-se evitar meses chuvosos.
3. Durante o processo é bom estar ciente de alguns por menores como a inviabilização de uso de alguns cômodos. O transito de pessoas também prejudicará a intimidade e uso do local. No desenvolvimento do cronograma o ideal é evitar encontros entre prestadores de diferentes serviços, o controle será prejudicado e o desenvolvimento da obra também, muitos no mesmo ambiente pode atrasar o trabalho e criar conflitos. Elabore uma lista com as atividades e tempo de cada um dos prestadores de serviços.
4.Pesquisa de preços dos materiais: A etapa de acabamento costuma ser a que mais gera gastos então, o ideal é balancear os custos até o acabamento para não estourar o orçamento, uma boa solução é fazer pesquisas de preço e aproveitar as liquidações. O valor gasto com o material será próximo do valor da mão de obra. Aqui também uma ajuda profissional cai bem, por meio de parcerias os arquitetos podem conseguir valores mais baixos.
5. Infraestrutura, exija a limpeza do locas para evitar acumulo de poeira e outros resquícios das etapas da obra, para a colocação dos móveis todas as etapas devem estar completas e a limpeza concluída, após a colocação destes também exija a limpeza.
Veja alguns exemplos de reforma e como vale a pena intervir no seu ambiente, um espaço bem planejado trará conforto e melhor uso também facilitará as tarefas do dia a dia.
Então, é só aproveitar o ambiente renovado.
Comments